Jardim Zoológico
Foi inaugurado em 1884 e foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica. Desenvolve e promove um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução no habitat natural de espécies em vias de extinção através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Oferece um hotel para animais de estimação, um cemitério e atividades lúdicas (destinadas a festas de aniversário, campos de férias, ações de team building, workshops e passatempos), tem um centro pedagógico, uma agenda cultural, um parque de diversões, espaços de restauração e uma loja de souvenirs.
Percurso a Pé - 7 minutos
Assembleia da República
Constitui o órgão legislativo do Estado Português e reúne-se diariamente no Palácio de S. Bento. É possível visitar o Parlamento, uma biblioteca, um arquivo histórico e uma livraria. Está aberto ao público no último sábado de cada mês, sendo necessário realizar um pedido de visita.
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” – 14 minutos e Carris - Autocarro 28E – 8 minutos
Alfama
É o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa, abrange os miradouros das Portas do Sol e de Santa Luzia, a colina do Castelo de S. Jorge, a colina de S. Vicente, a Sé Catedral de Lisboa, a Igreja de Santo Estevão e a Igreja de S. Vicente de Fora. É popular pela sua oferta de restaurantes/bares, casas de Fado e celebração dos Santos Populares.
Metro - Linha Azul até “Santa Apolónia” – 18 minutos e percurso a Pé - 20 minutos
Bairro Alto
É um bairro antigo e pitoresco no centro de Lisboa com ruas estreitas e empedradas, casas seculares, pequeno comércio tradicional, restaurantes, locais de vida noturna e casas de fado.
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” – 14 minutos e Carris - Autocarro 28E – 5 minutos
Centro Comercial do Colombo
Dispõe de mais de 360 lojas, mais de 60 restaurantes, 10 salas de cinema, um jardim exterior, um Health Club e mais de 10 serviços de apoio ao cliente. É o único local no país que dispõe de uma sala IMAX. Encontra-se aberto todos os dias das 9 às 24 horas.
Metro - Linha Azul até “Colégio Militar” – 8 minutos
Centro Comercial El Corte Inglés
Possui diversas marcas exclusivas, espaços de restauração, promoções sazonais, cursos de âmbito cultural e conferências. Está aberto das 10 às 22 horas (segunda a quinta), das 10 às 23:30 (sexta e sábado) e das 10 às 20 horas (domingo e feriados).
Metro - Linha Azul até “S. Sebastião” – 7 minutos e percurso a Pé - 2 minutos
Elevador da Glória
Foi inaugurado em 1885, é um dos funiculares operados pela Carris que liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara) chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros. Após a saída do elevador, no lado direito está situado o Miradouro de S. Pedro de Alcântara e o Castelo de S. Jorge e no outro lado da rua fica o Instituto do Vinho do Porto.
Metro - Linha Azul até “Restauradores” – 7 minutos e percurso a Pé - 15 minutos
Carris - Autocarro 202 – 20 minutos
Estádio da Luz
É um estádio de futebol com capacidade de mais de 72.000 lugares que pertence ao Sport Lisboa Benfica. Possui um complexo desportivo, um Health Club, um museu, um restaurante e bares, uma zona comercial e uma loja de souvenirs do clube.
Metro - Linha Azul até “Colégio Militar” – 8 minutos e percurso a Pé - 2 minutos
Feira da Ladra
Realiza-se duas vezes na semana (terça e sábado) do nascer ao pôr-do-sol. É constituída por tendas, bancas ou panos espalhados no chão com artigos de segunda mão (móveis, ferro-velho, livros, revistas, roupa, discos de vinil, quadros, entre outros). No entanto, também são vendidos artigos em primeira mão.
Metro - Linha Azul até “Santa Apolónia” – 18 minutos e Carris - Autocarro 734 – 6 minutos
Fundação Calouste Gulbenkian
É uma instituição portuguesa de direito privado e utilidade pública, cujos fins estatutários são a Arte, a Beneficência, a Ciência e a Educação. Dispõe de um museu, um centro de arte moderna, um instituto de ciência, uma biblioteca de arte, uma orquestra, um coro e jardins. Realiza exposições individuais e coletivas, promove conferências internacionais, colóquios e cursos, e organiza um extenso programa de atividades educativas.
Metro - Linha Azul até “Praça de Espanha” – 5 minutos e percurso a Pé - 5 minutos
Carris - Autocarro 716 – 7 minutos
Mosteiro dos Jerónimos
É um mosteiro manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos portugueses. Inclui os túmulos de D. Manuel I, D. Maria, D. João III, D. Catarina, D. Sebastião, D. Henrique, Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões, Alexandre Herculano e Fernando Pessoa. É constituída pelo Portal Sul, Portal Principal, Igreja Sta. Maria Belém, Capela-mor, Claustro, Refeitório, Sala do Capítulo, Sacristia, Confessionários, Coro-alto e Livraria. Está aberto das 10 horas às 17:30 (Outubro a Abril) e das 10 horas às 18:30 (Maio a Setembro), aluga espaços, realiza visitas temáticas e tem acessos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” e Linha Verde até “Cais do Sodré – 20 minutos e Carris - Autocarro 15E – 27 minutos
Museu Nacional dos Coches
Foi inaugurado em 1905 por D. Amélia e constitui o museu mais visitado do país. Preserva um conjunto de bens culturais que integram a sua colecção, desde viaturas de gala da Casa Real Portuguesa, arreios e acessórios de cavalaria, instrumentos musicais da Charamela Real, fardamentos, armas e instrumentos simbólicos da Casa Real valorizando-os através da investigação histórica e técnica sobre a sua origem, construção, fabrico, materiais, funcionamento, proprietários, utilizadores e contexto de utilização. Possui exposições permanentes e temporárias, atividades educativas, uma biblioteca, agenda cultural, loja de souvenirs e cede espaços para eventos. Encontra-se aberto das 10 às 18 horas (terça a domingo).
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” e Linha Verde até “Cais do Sodré – 20 minutos e Carris - Autocarro 15E – 25 minutos
Igreja de Santa Engrácia/Panteão Nacional
Foi inaugurado em 1916 e abriga túmulos de personalidades que fizeram parte da História de Portugal, tais como D. Nuno Álvares Pereira, Infante D. Henrique, Pedro Álvares Cabral, Afonso de Albuquerque, Almeida Garrett, Amália Rodrigues, Aquilino Ribeiro, Guerra Junqueiro, Humberto Delgado, João de Deus, Manuel de Arriaga, Óscar Carmona, Sidónio Pais e Teófilo Braga. Realiza visitadas guiadas, privadas e temáticas, possui uma agenda cultural, loja de souvenirs e acessos para pessoas com mobilidade reduzida. Encontra-se aberto das 10 às 17 horas (terça a domingo).
Metro - Linha Azul até “Santa Apolónia” – 18 minutos e percurso a Pé - 10 minutos
Pastéis de Belém
Em 1834, foram encerrados todos os conventos de Portugal e numa tentativa de sobrevivência um monge do Mosteiro dos Jerónimos colocou à venda uns pastéis doces – “Pastéis de Belém”. O mosteiro atraía vários visitantes que habituaram-se rapidamente ao sabor dos pastéis. Em 1837, iniciou-se oficialmente o fabrico dos “Pastéis de Belém”, sendo que a receita mantém-se inalterada até aos dias de hoje e promove a antiga doçaria portuguesa. O horário de funcionamento é das 8 às 23 horas (1 de Outubro a 30 de Junho) e das 8 às 24 horas (1 de Julho a 30 de Setembro).
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” e Linha Verde até “Cais do Sodré "– 20 minutos e Carris - Autocarro 15E – 25 minutos
Planetário Calouste Gulbenkian
Foi inaugurado em 1965, após a instalação de um aparelho de projeção astronómica numa sala de cúpula semiesférica permitindo visualizar as estrelas. É um instrumento didático ao alcance de todos que permite uma ampla divulgação da ciência astronómica a um povo com uma tradicional vocação de navegadores e descobridores. Possui uma biblioteca, acessos para pessoas com mobilidade reduzida, sessões públicas e escolares. O horário de funcionamento é das 10 horas às 17:30 (terça a domingo).
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” e Linha Verde até “Cais do Sodré "– 20 minutos e Carris - Autocarro 15E – 27 minutos
Praça do Comércio
É uma das praças mais majestosas de Lisboa e foi a principal entrada marítima da cidade há mais de 400 anos. No centro da praça localiza-se a estátua de D. José.
Metro - Linha Azul até “Terreiro do Paço” – 15 minutos e percurso a Pé - 3 minutos
Praça dos Restauradores
É caracterizada por um obelisco de 30 metros de altura inaugurado em 1886 para comemorar a libertação do país do domínio espanhol em 1 de Dezembro de 1640. Os nomes e datas representados no obelisco remetem para as batalhas da Guerra da Restauração.
Metro - Linha Azul até “Restauradores” – 7 minutos
Torre de Belém
Localiza-se na margem direita do rio Tejo, local onde existiu outrora a praia de Belém, sendo constituído por 5 pavimentos. Destaca-se pelo nacionalismo implícito visto que está rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo. A fortificação integrava o plano defensivo da barra do rio Tejo projetado à época de João II de Portugal (1481). Contemporaneamente, constitui uma das Sete Maravilhas de Portugal. Possui uma agenda cultural e uma loja de souvenirs.
Metro - Linha Azul até “Baixa-Chiado” e Linha Verde até “Cais do Sodré" – 20 minutos e Carris - Autocarro 15E – 27 minutos