A Fertagus tem procurado, na medida do possível, promover a integração de todos os seus clientes e responder às suas necessidades de mobilidade.
A eliminação de barreiras, a informação e comunicação dos serviços têm sido a nossa prioridade com o objetivo de permitir a autonomia e igualdade de todos.
Sempre que pessoas com mobilidade reduzida necessitarem de assistência para realizar uma viagem de comboio para a qual tenham ou pretendam adquirir título de transporte, podem contatar a Fertagus, através do número 211 066 817 - custo de uma chamada para a rede fixa nacional(entre as 05h40 e a 01h20), ou através do formulário próprio no website www.fertagus.pt ou por e-mail more@fertagus.net, com pelo menos 12 horas de antecedência, sendo designado pela Fertagus como serviço MoRe.
O Passageiro deverá informar o dia e hora da viagem, assim como a estação de embarque e desembarque e um nº de telefone de contato.
Este é um serviço gratuito que permite o apoio ao embarque e desembarque de cadeira de rodas, estando disponível para todas as estações da Fertagus.
Independentemente da obrigatoriedade de aviso prévio para a utilização deste serviço, a Fertagus efetuará todas as diligências possíveis para prestar a assistência necessária para que a pessoa com mobilidade reduzida possa efetuar a viagem.
A Fertagus permite o transporte de cadeiras de rodas manuais e elétricas, desde que não excedam as medidas 1200mmx700m e um peso máximo de 300kg (incluindo o passageiro).
A Fertagus permite o transporte de scooters de mobilidade caso estas se enquadrem nas dimensões e peso referidas para as cadeiras de rodas. Caso a scooter de mobilidade não se enquadre nestas dimensões, deverá ser objeto de análise caso a caso.
A utilização deste serviço, implica a aceitação das orientações dadas pelos colaboradores da Fertagus na utilização dos locais adequados para embarque e desembarque de cadeiras de rodas.
Site
A exibição deste símbolo não garante que o site institucional da Fertagus seja 100% acessível, mas demonstra que na sua criação foi efetuado um esforço para aumentar a acessibilidade a todos os seus utilizadores, incluindo indivíduos com necessidades especiais.
Perante os princípios de percetibilidade, operacionalidade, compreensão e robustez no que concerne à acessibilidade de um site, o site institucional da Fertagus possui o nível de conformidade AA (2º melhor critério de sucesso).
Aquisição de títulos de transporte
-
Pode adquirir o seu título de transporte numa das 9 bilheteiras das estações da Fertagus, em máquinas de venda automática, no multibanco (apenas disponível para recarregamentos de títulos regulares) ou online através da Aplicação Pick Hub ou do Portal Viva -
https://www.portalviva.pt (apenas disponível para carregamentos de títulos regulares).
Estações
Todas as estações servidas pela Fertagus possuem elevadores ou rampas para pessoas com mobilidade condicionada.
As estações Fertagus que possuem portas de acesso para validação de títulos de transporte encontram-se adaptados para pessoas com mobilidade reduzida (cadeiras de rodas, carrinhos de bebés, etc.).
Todas as estações têm disponível nas plataformas de embarque informação visual e sonora sobre a circulação dos comboios.
Todas as estações servidas pela Fertagus (à exceção de Roma-Areeiro) têm disponível estacionamento de bicicletas junto às entradas principais das mesmas.
Nas estações Fertagus do Pragal e Coina já pode ligar-se à internet gratuitamente enquanto espera pelo comboio.
Comboios
Os comboios da Fertagus estão equipados com informação sonora e visual ao passageiro, nomeadamente informação da próxima paragem e correspondências em cada estação.
Todas as carruagens do comboio da Fertagus dispõem de lugares reservados a clientes prioritários, estes lugares estão identificados com sinalética apropriada e são diferenciados com bancos de cor vermelha. Também no interior do comboio existem lugares específicos para cadeiras de rodas, estes lugares são disponibilizados na primeira e na última carruagem do comboio onde o degrau de entrada é rebaixado, sendo que estes lugares poderão ser utilizados por cadeiras de rodas, carrinhos de bebés, bicicletas ou bagagem, por esta ordem de prioridade.
As bicicletas podem viajar no comboio em qualquer horário, exceto nas situações onde se verifique uma grande aglomeração de passageiros, sendo que o número máximo de bicicletas por comboio é de 4.
Os cães de assistência (acompanhantes de clientes com mobilidade reduzida) podem viajar gratuitamente devendo transportar um distintivo emitido por um estabelecimento nacional ou internacional de treino de cães de assistência. Consulte as restantes condições para o transporte de animais de companhia aqui.
Parques de estacionamento
Todos os parques de estacionamento disponibilizam lugares para pessoas com mobilidade reduzida e para o cliente prioritário usufruir destes espaços a viatura deverá apresentar o dístico apropriado bem visível.
Os seguintes parques de estacionamento Fertagus possuem acessos a clientes com mobilidade condicionada:
Pragal : Parque Autossilo
Corroios : Parque Exterior C2 e C5
Foros de Amora : Parque Exterior A4
Fogueteiro : Parque Exterior F3
Coina : Parque Exterior CN 1
Apoio ao Cliente
-
Se necessita de ajuda para realizar uma viagem deve contactar o Apoio ao Cliente da Fertagus através do número 21 106 08 87 - custo de uma chamada para a rede fixa nacional (entre as 5h40 e as1h20) ou pelo e-mail more@fertagus.net , ou através do formulário em baixo com pelo menos 12 horas de antecedência.
Formulário de Ajuda: