SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO
Qualidade, Segurança, Ambiente e Diretiva 2004/49/CE (Segurança Ferroviária)
Integrado nos princípios da Fertagus para uma Mobilidade Sustentável o Sistema Integrado de Gestão implementado na Fertagus adota as melhores práticas de gestão nomeadamente os requisitos subscritos pelos referenciais EN NP ISO 9001, ISO 45001, EN NP ISO 14001 e diretiva segurança 2004/49/CE
O reconhecimento desta prática iniciou-se com a certificação do seu Sistema de Gestão de Qualidade, atribuído pela APCER em novembro de 2002, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:1995, constituindo a Fertagus como a primeira empresa de Transportes Públicos de passageiros globalmente certificada para:
Serviço de transportes de passageiros no Eixo Ferroviário Norte-Sul
Transporte rodoviário complementar às Estações Fertagus
Serviço de Manutenção das Unidades Múltiplas Elétricas
Comercialização dos Espaços Comerciais
Em maio de 2007 a Fertagus obteve a certificação do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho, atribuído pela APCER, de acordo com o referencial OSHAS 18001 / NP 4397
Em maio de 2007 obteve o 1º certificado Segurança ferroviária ao abrigo do DL 270/2003.
A Fertagus obteve a certificação do seu Sistema de Gestão Ambiental, atribuído pela APCER em abril de 2013, de acordo com os requisitos da norma NP EN ISO 14001.
A Fertagus encontra-se Licenciada para exercer o serviço de transporte ferroviário de passageiros urbanos e suburbanos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 270/2003, de Outubro, alterado pelos Decretos-Leis nº 0 231/2007, de 14 de Junho, alterado e republicado pelo DL 151/2014 de 13 de Outubro, DL 20/2010, de 24 de Março, DL 62/2010, 9 de Junho, e 27/2011, de 17 de Fevereiro.
A Fertagus no decorrer do ano de 2020, efetuou a transição do seu Sistema Gestão de Segurança para o novo referencial ISO 45001, tendo obtido a certificação em 08 de setembro de 2020.
Em caso de emergência deve:
No comboio:
- Acionar o sinal de alarme em situações de perigo eminente e comunicar com o maquinista. Nas situações em que não seja possível estabelecer comunicação pode ligar 21 106 63 63.
- Embora as composições disponham de um sistema de anti-entalamento nas portas, em caso de necessidade deverá acionar o comando manual de abertura de portas.
- Manter-se calmo e aguardar informações .
- Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito.
Na estação:
- Dirigir-se ao pessoal de serviço ou ligar 21 106 63 63.
- Manter-se junto a outras pessoas, não se isole.
- Manter-se calmo e aguardar informações.
- Não gritar, nem correr.
- Seguir os caminhos de evacuação e saídas de emergência.
- Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito .
- Não utilizar elevadores e escadas rolantes em caso de incêndio.
Nos parques de estacionamento:
- Dirigir-se ao pessoal de serviço ou ligar 21 106 63 63.
- Manter-se calmo e aguardar informações.
- Não gritar, nem correr.
- Seguir os caminhos de evacuação e saídas de emergência.
- Respeitar as indicações do pessoal operacional treinado para o efeito.