Bem-vindo à página oficial da Fertagus

Nota de apoio à navegação

Nesta página encontra 2 elementos auxiliares de navegação: motor de busca (tecla de atalho 1) | Saltar para o conteúdo (tecla de atalho 2)
Imagem de topo
PLANEIE A SUA VIAGEM

NAVEGANTE PERSONALIZADO SUB23

O QUE É?

É  Passe para estudantes do ensino superior.

Agora já podes  beneficiar de um desconto na aquisição do Cartão identificativo do sub23@superior.tp e na compra do título de transporte mensal que sirva para as tuas deslocações entre a casa e a escola no Operador de Transporte Público da tua zona.

PARA QUEM?

Estudantes do ensino superior, público ou privado, com idade até 23 anos, inclusive, e estudantes do ensiono superior inscritos nos cursos de Medicina e Arquitetura, até aos 24 anos de idade. 

QUE DESCONTOS?

 O cartão sub23@superior.tp terá os seguintes descontos na aquisição de passes combinados e assinaturas:

60% para os estudantes beneficiários da Ação Social Direta no ensino superior
25% para os restantes estudantes.

QUAIS OS TRANSPORTES PÚBLICOS ABRANGIDOS?

Todos os transportes públicos coletivos de passageiros, rodoviários, ferroviários e fluviais, a nível nacional e, ainda, os transportes urbanos dos municípios que vierem aderir ao sub23.

Na área metropolitana de Lisboa é válido em todos os Operadores de Transporte Público.

COMO PEDIR O CARTÃO SUB23?

Para teres acesso ao desconto do sub23 é necessário:

Obter junto do estabelecimento de ensino uma Declaração de Matrícula Sub23, que comprove a matrícula do aluno, bem como se é ou não beneficiário da Ação Social no ensino superior
Preencher a requisição disponível nas empresas de transporte, a solicitar o acesso ao benefício
Entregar estes documentos na empresa de transporte para emissão do cartão sub23. O cartão é válido para um período de 4 anos e no máximo até ao final do mês em que o aluno complete 24 anos.
No início de cada ano letivo é necessário apresentar no operador de transporte, nova declaração do estabelecimento de ensino  para voltar a ter direito às reduções proporcionadas pelo cartão sub23@superior.tp.

COMO POSSO UTILIZAR?

A partir do momento em que os documentos foram entregues, o operador de transporte emitirá o teu cartão sub23 de acordo com a tua urgência: será entregue em 10 dias úteis se o pedido for normal, se pedires com urgência e mediante o pagamento de uma taxa de urgência será entregue no dia seguinte ao que fizeste o pedido. (Nota: consulta as condições de entrega de cada Operador).

Para teres acesso ao passe com desconto terás de adquirir o respetivo título de transporte que será carregado no cartão, mediante a apresentação obrigatória do correspondente cartão sub23.

VANTAGENS DO SUB23

Podes efetuar viagens sem qualquer limite de quantidade e em qualquer dia da semana que te apeteça, no percurso para o qual o teu sub23 é válido.

COMO RENOVAR O SUB23 ?

Anualmente, a partir do início do ano letivo, terás de apresentar no operador de transporte uma nova Declaração de Matricula Sub23, do teu estabelecimento de ensino para voltares a ter direito à redução proporcionada pelo sub23, por mais 12 meses.  A primeira compra do passe após a renovação de perfil deverá ocorrer numa bilheteira assistida de qualquer operador de transporte. As compras seguintes já poderão ser realizadas nos restantes canais de venda disponíveis. (Máquinas de Venda Automática, MB, Pick Hub, Payshop, Pagaqui)

O SUB23 NA FERTAGUS

Entrega de Requisições sub23

Podes entregar o pedido do cartão sub23 (requisição + certificado de matrícula) em qualquer Bilheteira da Fertagus, se o teu pedido for normal (não urgente) e ficará disponível na Bilheteira onde pediste a partir do 10 º dia útil após a entrega.

Custo - € 3,50

Se efetuares o pedido com urgência:

BILHETEIRA ESTAÇÃO  - DIA ÚTIL*
Pedido efetuado até às 17:00
- Cartão entregue no dia útil seguinte no Gabinete de Apoio ao Cliente (Pragal)
Pedido efetuado após as 17:00
- Cartão entregue no 2º dia útil na Bilheteira onde foi efetuado o pedido. 

BILHETEIRA ESTAÇÃO - SÁBADO/DOMNGO/FERIADO *
Pedido efetuado no horário de funcionamento da Bilheteira.
- Cartão entregue no 2º dia útil na Bilheteira onde foi efetuado o pedido

Custo: € 6,00

* Consulte aqui o Horário de Funcionamento das Bilheteiras e do Gabinete de Apoio ao Cliente (Pragal) 

DOCUMENTOS DE APRESENTAÇÃO OBRIGATÓRIA NO ATO DO PEDIDO DO CARTÃO SUB23

 Requisição do Cartão Navegante devidamente preenchida, assinada e com uma fotografia tipo passe, recente, original, a cores, com fundo liso, de cabeça descoberta, sem óculos escuros (salvo em situações específicas devidamente fundamentadas)
Declaração  de Matrícula própria "passe sub23@superior.tp", emitida pelo estabelecimento de ensino que estás a frequentar , devidamente assinada e carimbada com selo branco que comprova a tua matrícula.
Bilhete de Identidade (Cidadãos da UE), Cartão do Cidadão, Passaporte ou Carta de Condução (Cidadãos Nacionais) ou Autorização de Residência

RENOVAÇÃO DO SUB_23

Podes renovar o teu cartão sub23 apenas no Gabinete de Apoio ao Cliente na Estação do Pragal, mediante a apresentação do cartão e da Declaração de Matrícula  "passe sub23@escola.tp, emitida pelo estabelecimento de ensino que estás a frequentar, devidamente assinada e carimbada com selo branco, que comprova a tua matrícula. A renovação é feita na hora.

PRAZO DE GARANTIA

Os cartões Lisboa Viva têm um prazo de garantia de dois anos após a data de emissão. Se, durante este período o cartão deixar de funcionar por avaria, sem qualquer dano visível, será substituído pelo operador sem custo para o seu portador. Decorrido o período de garantia, o cliente suporta o custo da substituição do cartão em qualquer situação.

AVISO: A informação prestada nesta página não invalida a consulta e a aceitação das Condições Gerais de Emissão e Utilização do Cartão Navegante