

Fertagus implementa o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 para maior eficiência na utilização de recursos naturais.
Desde sempre a Fertagus teve como premissa uma gestão eficiente dos recursos naturais, privilegiando práticas de poupança e de utilização eficiente destes recursos com vista a uma diminuição da pegada carbónica da sua atividade, dos seus trabalhadores, lojistas e clientes. O Sistema de Gestão de Energia que a Fertagus está a implementar desde 2021 é uma dessas ferramentas e que tem vindo a demonstrar-se uma peça fundamental para uma gestão eficiente da energia, permitindo assim minimizar o impacto ambiental. É neste contexto que a Fertagus vai implementar um Plano de Poupança de Energia 2022-2023, de acordo com as diretrizes emanadas pelo Governo português e pela Comissão Europeia. As medidas definidas neste plano serão complementares e não se irão sobrepor aos mecanismos já existentes e implementados pela Fertagus.
O Plano de Poupança de Energia 2022-2023, tem como vetores estratégicos a aposta na eficiência energética e hídrica, bem como na otimização da utilização dos recursos disponíveis. O Plano define diversas medidas com três vetores principais de atuação: Comportamentos e Recomendações, Formação e Capacitação e Comunicação e Sensibilização. Estas medidas irão promover consumos equilibrados e sustentáveis dos recursos disponíveis, assim como incentivar a acelerar a transição energética, apostando cada vez mais na produção de eletricidade renovável para autoconsumo.

Fertagus realizou no dia 26 de outubro exercício no âmbito do Plano de Emergência Interno (PEI)
Inserido no Plano de Simulacros definido para o triénio 2021/2023 e com o objetivo de exercitar os procedimentos definidos nas Medidas de Autoproteção (MAP), nomeadamente no Plano de Emergência Interno (PEI), decorreu no dia 26 de outubro, pelas 11h05, na Estação de Coina, um exercício de simulação de incêndio, seguido de derrame, sendo este resolvido com recurso a meios de socorro externos. No entanto, a sua presença no Teatro de Operações (TO), não estava prevista, apenas sendo simulada a comunicação com os mesmos. Este exercício também decorreu sem qualquer impacto nos clientes ou no serviço comercial prestado.
O exercício de simulação correu de acordo com o esperado tendo o COS/COE coordenado as ações de socorro e as equipas internas na estação de Coina, designadas para a gestão da ocorrência atuado de acordo com o previsto. Estes exercícios permitem capacitar a Fertagus na resposta a situações de emergência, treinando as equipas e trabalhando na melhoria continua dos procedimentos implementados, corrigindo eventuais falhas e introduzindo melhorias.

